top of page

Depoimentos de alunos

Márcia Ferreira

Cheguei à Universidade do Minho na terceira fase e entrei no curso de Filosofia quase de para-quedas. O meu objetivo era entrar neste curso para depois mudar para direito que sempre foi o meu sonho. 

Não foram preciso mais de algumas semanas para me apaixonar pelo curso, pelas questões que levanta, pela maneira como nos leva a questionar tudo e como de certa forma nos ajuda a perceber a realidade. O meu problema e dos meus pais depois era as áreas em que poderia trabalhar, que possibilidades é que teria, mas informei-me sobre a quantidade de mestrados que existem nesta área , sobre a diversidade de cargos que podemos desempenhar com Filosofia e assim consegui convencê-los. Não tinha coragem de deixar este curso que tanto questionei e de um momento para o outro se tornou no meu objetivo de vida. Filosofia é assim mesmo, torna-nos melhores pessoas de alguma forma. Faz de nós pessoas insatisfeitas e ambiciosas no bom sentido do termo.

Adelina Rodrigues

Escolhi o curso de filosofia com o coração. Não me arrependo. Quando temos objetivos, conseguimos superar-nos e aquilo que muitas vezes vemos como inatingível está bem ao nosso alcance.

 Este percurso académico tem-me permitido um encontro com o meu verdadeiro eu, ajudando-me a aprimorar as minhas qualidades pessoais e a refletir sobre as questões humanas. Temos tido a sorte de ter ao nosso lado docentes empenhados e com muita sabedoria, onde nós nos sentimos anões sentados nos ombros de gigantes, que nos possibilitam ver mais coisas e mais longe, porque eles nos elevam e nos fazem superar, como escreveu Bernard de Charles.

Bruno Silva 

Filosofia foi a minha primeira e única escolha, apenas entrei no meio universitário para poder estudar filosofia a tempo inteiro.

Tem sido uma experiência fantástica, o curso permite percorrer mais de 2000 anos de história das ideias e do pensamento de uma forma encadeada e progressiva. Os conteúdos encontram-se estruturados para permiter ao aluno desenvolver as suas capacidades intelectuais, humanas e profissionais. É uma licenciatura que nos permite adquirir ferramentas para perceber a situação histórica e social onde nos inserimos. 

Poder trabalhar com filosofia é uma excelente forma de viabilizar um progresso pessoal de maturação intelectual, juntamente com a possibilidade de ter uma profissão digna de ser realizada. A filosofia não traz somente contributos pessoais profissionais, mas também contributos de âmbito social e cultural, quer pela sua vertente de ensino, quer por ser uma disciplina crítica que nos permite gerar opinião e ampliar a nossa cultura.

Jorge Loureiro

Assim que estabelecido o “ bichinho” da filosofia, não há volta a dar, queremos saber mais, saber melhor e ser melhor. 

Se há coisa que aprendi durante esta viagem de três anos é que a filosofia é mais do que um simples curso. É uma oportunidade para redefinir e repensar quem somos como pessoas, que marca queremos deixar no mundo e que, em última instância, pode modificar por completo a nossa vida. 

bottom of page